10/08/2013

Caixa Automática Volkswagen DSG

Muitos de vocês quando compraram carro ponderaram comprar um VW. Certo? E no meio das pesquisas que fizeram, encontraram a sigla DSG em quase todos os modelos da marca. Certo?

Como não sabiam o que era, perguntaram a alguém que vos disse que era uma caixa automática. Perguntaram outra vez e alguém vos explicou que era um um módulo mecatrónico complexo que controla um sistema electro-hidráulico, blá,blá,blá...
Caixa DSG - VW

Contudo, o que não vos explicaram foi porque é que esta caixa automática é diferente da maioria e um sucesso entre os adeptos destas soluções.

A Caixa DSG (do alemão Direkt-Schalt-Getriebe 1 ), é uma caixa de velocidades automática e deriva directamente do automobilismo. Baseia-se numa caixa de velocidades manual mas tem um sistema de dupla embreagem multi-disco. O que é que isto quer dizer?

Quer dizer que quando vocês estão, por exemplo, a circular em 3.ª velocidade e vão em aceleração o sistema que controla a caixa de velocidades já tem a 4.ª velocidade engrenada (por isso a dupla embreagem). E isto traduz-se numa velocidade e suavidade de transição entre as respectivas mudanças.

Ou seja, é mais rápido que uma solução automática normal porque diminui o tempo entre engrenar as diferentes velocidades e mais suave porque não se sente qualquer transição entre as velocidades engrenadas.

E se alguém vos perguntar, podem sempre dizer que a Caixa DSG é uma caixa de dupla embreagem multi-disco banhada em óleo lubrificante, que dispõe de um módulo mecatrónico extremamente complexo, que controla um circuito hidráulico utilizado para a conexão das seis velocidades, todas elas sincronizadas...

Nada mau para resposta, pois não?

Sem comentários:

Enviar um comentário