Pode não ser lindo de morrer, mas é certamente um marco na vida da BMW. Para a próxima colecção Outono-Inverno a marca de Munique vai lançar o seu primeiro modelo totalmente eléctrico.
Desde 2007 que a BMW anda a trabalhar na sua família i (ou seja, na sua família eléctrica) e chegou a altura destes filhos prodígios saírem de casa: o i3 é lançado no final deste ano na Europa e o i8 é apresentado ao mundo na sua versão definitiva no próximo mês de Setembro no Salão Internacional de Frankfurt.
O desenvolvimento de viaturas eléctricas sempre levantou obstáculos que as marcas tentaram superar, e um deles sempre foi o obstáculo da autonomia. Com o i3 podemos rodar entre 130 a 160 km entre cada 'carregadela eléctrica'
em modo de condução 'Comfort'. Se tivermos necessidade de chegar um pouco mais longe,
temos ao nosso dispor mais dois modos de condução: o Eco-Pro com + 20 km
de autonomia e o Eco-Pro+ com outros 20 km de autonomia. Resumindo,
conseguimos um total de 190 km de autonomia em modo totalmente eléctrico.
Outra forma de resolver o problema da autonomia foi introduzir no modelo a opção tosta-mista (ou híbrida, se quiserem), na qual se conjuga o motor eléctrico com um 'Extensor de Autonomia' (um pequeno motor a gasolina de 2
cilindros e 650 cc.) com o qual poderemos alcançar entre 300 km e 340 km de autonomia total.
E quanto a prestações, perguntam vocês? Pois bem, quando a BMW desenvolveu este modelo não quis que pelo facto de ser eléctrico ele não apresentasse aquilo que é a sua identidade enquanto marca. Assim, decidiu dotar o i3 com um motor de 170 cv e manteve-se fiel à tracção traseira. Quanto a prestações, o i3 alcança os 0 aos 100
km/h em 7,2 segundos (como curiosidade, refira-se que o BMW Z4 faz o mesmo em 7,9 segundos) e atinge uma velocidade máxima de 150 km/h.
Outros pontos de interesse são o facto deste modelo conseguir transportar quatro adultos (com maior ou menor ginástica para entrar e sair), ter uma mala com 260 litros de
capacidade e apresentar um Joystick que serve simultaneamente para colocar o carro a funcionar e para comandar uma caixa de velocidades de apenas uma mudança para a frente e outra para marcha-trás.
Quanto a preços, a novidade surge na forma de vender o produto:
podemos comprar o carro ou podemos alugá-lo à BMW. Giro, não é? E como é
que isso funciona, perguntam vocês?
Ora bem, se o
quiserem comprar terão de desembolsar 38.250 €; se o quiserem alugar,
terão que pagar 650 € mensais em sistema de renting, sem entrada
inicial e com uma duração de contrato de 36 meses (custos do processo de
184,50 €), 15 mil kms anuais e uma despesa de gestão mensal de 16,61 €.
E como as marcas automóveis acompanham sempre as novas tecnologias, a BMW desenvolveu aplicações para que possam controlar o estado do vosso i3 desde o vosso Smartphone ou Tablet. Porreiro, não?
Página Oficial BMW i3
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