16/09/2013

Uma Renault 4L para o Papa

Se tivesse que fazer uma listagem dos dez modelos automóveis que na minha opinião marcaram o século XX, algures lá no meio apareceria certamente a Renault 4L. 

Era um carro divertido, com as suas janelas que só abriam pela metade e lateralmente, com a sua alavanca da caixa de velocidades 'pendurada' ao lado do volante e com os seus bancos corridos. Para os padrões de hoje, naqueles bancos só caberiam dois adultos, mas naquela altura 'enfiavam-se' por ali cinco ou seis putos no banco de trás (com muita arte e engenho, mas muita descontracção também), e lá ia tudo a caminho da praia. E a ninguém se ouvia falar de cadeiras de criança, cintos de segurança ou no perigo de transportar putos sentados ao colo uns dos outros. Eram assim os anos 80...

Porque surge este assunto por aqui? Porque ofereceram ao Papa Francisco uma Renault 4L e, ao que parece, ele aceitou a prenda e vai passar a usá-la. Estamos a falar de uma viatura em branco, com 29 anos e 300 mil quilómetros. Esta atitude (a da oferta e a da aceitação da mesma) tornou-se noticia e alvo de destaque mundial porque surgiu no seguimento de um pedido do próprio sobre o reforço de austeridade quanto às despesas da Igreja, incluindo os gastos com viaturas consideradas luxuosas.

Assim, e de uma assentada, ficámos a saber mais um pouco sobre este senhor: é uma pessoa que segue a moda e a tendência, pois apesar de não gostar de usar sapatos Prada, aderiu à moda dos carros brancos, tem bom gosto no que toca a automóveis e é um tipo divertido (disso já estávamos desconfiados por aqui).

Eu, se tivesse que conduzir diariamente pelas ruas caóticas daquela cidade, acho que não conseguiria escolher melhor que uma Renault 4L para enfrentar aqueles loucos condutores romanos...

Sem comentários:

Enviar um comentário