22/09/2013

Monza Concept - Um novo olhar sobre a Opel do Futuro

De entre os modelos Concept que surgiram no Salão de Frankfurt, alguns acabam por merecer o nosso olhar mais atento. Não porque serão modelos que existirão no futuro tal qual como ali os vemos (dificilmente muitos dos concept cars virão para o mercado assim como foram apresentados), mas porque são modelos que poderão projectar-nos para o futuro que a marca pretende para si própria.

A Opel apresentou neste salão um protótipo intitulado Opel Monza, recuperando uma designação histórica da marca. O Opel Monza original foi um coupé de duas portas vendido entre 1978 e 1986, para concorrer com duas outras marcas Alemãs (nomeadamente com o Mercedes-Benz W126 e o BMW Serie 6 Coupe) no segmento de coupés de luxo.
Era à data o automóvel mais rápido que a Opel jamais havia construído: com um motor de 3.0 litros e 180 cv, alcançava 215 km/h e efectuava os 0-100 km/h em apenas 9,5 segundos.

O "novo" Opel Monza destaca-se e chama a atenção pelas suas grandes portas com abertura para cima, em compasso, e sem pilar B (sem o pilar que divide as portas dianteiras e traseiras). Outras opções reforçam este carácter desportivo, como seja o capô com vinco central, as grandes entradas de ar estilizadas com o formato de ‘boomerang' ou ainda os pneus e jantes de grandes dimensões.
Como é um Concept Car é aceitável afirmarmos o que quisermos, pelo que segundo a Opel supostamente este seria um modelo que poderia comportar diversos tipos de motores de nova geração (quer eléctricos, quer a gás) auxiliados por um extensor de autonomia (motor a gasolina) com 1.0 litros, e com a possibilidade de montar tracção no eixo dianteiro e traseiro. Ou seja, dá para tudo o que vocês quiserem!

Gosto particularmente do facto de apesar de ser um protótipo que nunca verá a luz do dia, ser um carro que muitos de nós não se importavam de conduzir no dia-a-dia (eu incluído). E isso nem sempre é fácil de conseguir. Quando uma marca consegue com um protótipo despertar esse nível de interesse e de vontade no público, quer dizer que está no bom caminho. 

Em verdade, o que realmente se espera deste Concept é que seja a inspiração para o desenvolvimento do novo Opel Insignia. É aguardar. Entretanto, vamos ficando pelas fotografias do Concept Monza.

(clique para aumentar)



 

1 comentário:

  1. Comprando? Vendendo? Visite nosso portal www.autoshoppingbr.com.br e faça ótimos negócios !!!
    Volkswagen Ford Chevrolet Fiat

    www.autoshoppingbr.com.br

    ResponderEliminar